TENTE RECUPERAR DURANTE O SEU PERÍODO DE FÉRIAS

Os dias de descanso são, muitas vezes, difíceis para alguém que passou pela experiência de perder uma pessoa que amava. Em vez de serem dias de união familiar, de partilhar passam a ser dias que despertam sentimentos de tristeza, perda e solidão.

O Amor Não Acaba com a Morte

Considerando que o amor não termina com a morte, os dias de descanso podem resultar numa nova vaga de dor pessoal – o sentimento de perda é diferente do que é sentido na vivência da rotina diária. A sociedade encoraja-o a viver o espírito dos dias de descanso, mas à sua volta sente sons, imagens e cheiros que o fazem recordar a pessoa que amou e faleceu.

Não existe nenhuma lista de regras para o afastar do sofrimento que sente. Contudo, esperamos as seguintes sugestões o ajudem a lutar contra essa dor durante esta jovial, contudo dolorosa, altura do ano. Enquanto vai lendo este artigo, lembre-se que deve ser tolerante e compassivo consigo próprio, na continuação da sua recuperação.

Fale da Sua Dor

Durante a época de descanso, não tenha medo de expressar os seus sentimentos de dor. Ignorar o seu sofrimento não faz a dor desaparecer e falar sobre isso faz com que se sinta melhor. Encontre familiares e amigos que sejam tolerantes e compreensivos que o ouçam – sem o julgar. Eles farão com que se sinta compreendido.

Seja Tolerante Com os Seus Limites Físicos e Psicológicos

O sentimento de perca provavelmente irá deixá-lo fatigado. O seu baixo nível de energia naturalmente faz com que fique em baixo de forma. Respeite o que o seu corpo e mente lhe dizem. E tente não criar grandes expectativas sobre a sua energia durante a época de descanso.

Elimine o Stress Desnecessário

Pode sentir-se com muito stress, por isso não exija demasiado de si próprio. Não se deve isolar, mas reconheça a necessidade de ter um tempo especial só para si. E perceba também que ao tentar “manter-se ocupado” nem o irá distrair da sua dor como pode aumentar o stress e adiar a sua necessidade de discutir pensamentos e sentimentos relacionados com o seu sofrimento.

Procure Pessoas Confortantes e Encorajadoras

Identifique amigos e parentes que entendam que os dias de descanso pode intensificar o seu sentimento de perda e que lhe permitem falar abertamente sobre os seus sentimentos. Encontre essas pessoas que o aceitam e encorajam a ser feliz e triste.

Fale Sobre a Pessoa Que Faleceu

Inclua o nome da pessoa nas suas conversas dos dias de descanso. Falando francamente será mais fácil para as outras pessoas compreenderem a sua necessidade de lembrar aquela pessoa especial que era uma parte importante na sua vida.

Faça o Que Achar Bom Para Si Durante os Dias de Descanso

A família e os amigos bem-intencionados tentam frequentemente prescrever o que é bom para si durante estes períodos de descanso. Em vez de fazer o que eles planeiam para si, focalize-se no que você quer fazer. Discuta os seus desejos com um amigo em quem confie e que se preocupe. Conversar sobre os seus desejos vai ajudá-lo a clarificar sobre o que quer fazer durante os dias de descanso. Quando se der conta das suas necessidades, compartilhe-as com os seus amigos e família.

Planeie Reuniões Familiares

Decida quais as tradições familiares que quer continuar e quais as que gostaria de começar. Estruture o seu tempo de descanso. Isto ajudará a antecipar as suas actividades, em vez de ir reagindo a tudo o que vai acontecendo. Ser apanhado sem estar à espera pode criar sentimentos de pânico, medo e ansiedade durante todo o ano quando os seus sentimentos de sofrimentos estão à “flor da pele”. Se for você a fazer os planos, dá-lhe espaço de manobra para os alterar se sentir que é o mais apropriado para si próprio.

Guarde as Suas Memórias

As recordações são o maior tesouro que existe depois da morte de alguém que amou. E os dias de descanso, fazem sempre pensar no tempo que passou. Em vez de ignorar essas recordações, partilhe-as com os familiares e amigos. Lembre-se que são recordações tingidas de felicidade e tristeza. Se as recordações são alegres, ria. Se são tristes, chore. Recordações de amor – ninguém poderá tirar-lhe.

Renove a Sua Vontade de Viver

Passe tempo a pensar sobre o significado e propósito da sua vida. A morte de alguém que amou dá-lhe oportunidade para fazer um inventário da sua vida – passado, presente e futuro. A combinação de um dia de descanso e uma perda resulta, naturalmente, num olhar interior e na avaliação da sua situação individual. Faça um bom uso desse tempo para definir as coisa positivas da sua vida.

Expresse a Sua Fé

Durante os dias de descanso, pode encontrar um sentimento de fé renovado ou descobrir um novo jogo de convicções. Junte-se a pessoas que entendem e respeitem a sua necessidade de falar sobre essas crenças. Se a sua fé é importante, pode querer ir a uma cerimónia religiosa especial.

Assim que se aproximam os dias de descanso, lembre-se: sofrimento é uma necessidade e um privilégio. É o resultado de dar e receber amor. Não deixe ninguém tirar-lhe a sua dor. Ame-se a si próprio. Seja paciente consigo. Permita estar rodeado de pessoas que o amem, pessoas atenciosas.