AJUDAR A SUA FAMÍLIA A PERSONALIZAR O FUNERAL

Se está no meio do planeamento do funeral, pode estar a sentir-se subjugado. Deve ter atenção a muitos pormenores. Devem ser contactadas algumas pessoas. Devem ser tomadas muitas decisões. Os seus pensamentos e sentimentos de lutos tornaram estas tarefas mais difíceis.

Ainda assim, aconselho-o a ter calma, respire fundo e concentre-se no que é realmente importante no funeral. O que é essencial é a vida da pessoa que faleceu e o impacto que essa vida teve na família e amigos. Para homenagear essa vida única, deve ser também realizado um funeral único. Muitas e muitas famílias dizem que os melhores funerais são os que são personalizados.

Tenha em Consideração a Vida Única da Pessoa Que Faleceu

Enquanto pensa em personalizar o funeral, recorra à sua memória sobre a pessoa que faleceu. Pense nas qualidades dele ou dela e no que ele ou ela gostariam de dizer aos outros. Tenha em consideração as suas paixões, os seus hobbies, os seus passatempos, os seus gostos, as suas antipatias, etc.

Pode fazer uma lista com o seguinte:

Qualidades e paixões da pessoa que faleceu
Recordações especiais para compartilhar
Realizações da pessoa que faleceu
Pessoas importantes que quer incluir de qualquer maneira

Personalize os Elementos da Cerimónia

Uma vez que pensa na vida e personalidade dessa pessoa como única, é altura de tentar transportar essas recordações para o funeral. Seja criativo, peça ajuda à família, aos amigos e ao agente funerário, inspire-se para fazer a ultima homenagem a essa pessoa especial.

Uma boa maneira para personalizar o funeral é personalizar os vários elementos que fazem parte do funeral:

O velório
A música
As leituras
O acompanhamento do corpo
O serviço de cometimento
A recepção

Cada um destes elementos pode ser personalizado de várias maneiras. Durante o velório, por exemplo, pode expor fotografias, recordações, colecções ou arte. Pode fazer o mesmo durante a recepção. Escolha uma música que a pessoa que faleceu gostasse. Seleccione poesia ou outras leituras que falam da vida dessa pessoa única. Peça às pessoas mais íntimas dessa pessoa para tocarem música, lerem poesia, levarem a urna, cozinharem para a recepção – o que tiver mais a ver com cada um deles.

Mais Ideias Para Personalizar o Funeral

O funeral deve ser tão especial como a vida da pessoa de quem se lembra. Aqui ficam algumas ideias:

Escreva um obituário personalizado. Alguns jornais permitem que expresse um pouco mais do que os habituais O quê, Porquê, Onde e Quando. Escolha uma pessoa da família que tenha a capacidade da “escrita” criativa para desempenhar esta tarefa.
Crie um livro de memórias para as pessoa escreverem uma memória e assinarem o seu nome.
Exiba objectos pessoais ou colecções da pessoa que faleceu numa mesa durante o velório e na recepção após o funeral.
Escolha uma roupa para vestir a pessoa que faleceu que transmita a sua forma de encarar a vida, as suas paixões, os seus interesses, etc.. A roupa não tem de ser obrigatoriamente formal e sombria!
Crie um programa especial para a cerimónia. Pode incluir fotografias, poemas, anedotas – qualquer que goste! O seu agente funerário pode ajudá-lo.
Mostre um vídeo ou slide de fotografias da vida da pessoa que faleceu na recepção após o funeral. Imagens valem mais que mil palavras.
Pergunte às crianças se elas gostariam de escrever uma carta ou fazer um desenho para a pessoa que morreu. Assim o “adeus” deles pode ser colocado junto ao corpo, na urna.
Escolha as flores que a pessoa que faleceu gostava. Um arranjo simples de lilases, por exemplo pode ser perfeito.
No funeral, convide as pessoas a escreverem uma memória acerca da pessoa que morreu. Escolha uma pessoa para juntar essas memórias e as ler em voz alta.
Crie um funeral que transmita a personalidade da pessoa que faleceu. Se ele era brincalhão, não tenha receio de utilizar algum humor. Se era afectuoso, peça às pessoas para se colocarem de pé e que abracem a pessoa que está ao seu lado.
Crie um marcador personalizado. Inclua um poema, um desenho ou uma frase curta que defina a pessoa que morreu.

Uma Palavra Final

Um funeral bem planeado, único, individual, tocará profundamente a família e amigos da pessoa falecida. O funeral irá ajudar o inicio da recuperação e proporcionar conforto e satisfação nos meses e anos seguintes.

+351 284 311 300

+351 967 311 300

+351 284 311 309

38°00'55.5" N / 7°51'50.7" W


FUNERAIS - CREMAÇÕES - TRASLADAÇÕES - ARTIGOS RELIGIOSOS

ENCONTRE-NOS EM BEJA.

PME Líder Cerci Beja Montepio